domingo, 20 de janeiro de 2008

Iguaçu com Z

Hola que tal!

Bem pessoal, recapitulando desde ontem após escrever este blog, disse que para vocês que ia dormir. Mudei de idéia. Pensei, putz, sábado para domingo é O dia, não é? Nada de descanso. Vou descansar durante a semana. Lá pelas 23h convidei os amigos belgas pra sair, mas eles preferiram dormir. Engraçado esses mochileiros. Aqui no albergue o pessoal fica vendo TV de noite. Bah, me voy solo entonces. Perguntei o que tinha de night por aqui pro pessoal do staff do hostel e eles me indicaram o Capitão Bar. Me toquei pra lá. Cheguei no bar - que é bem interessante, tipo os da Goethe - e não tinha mesa livre. Fique um tempo parado, observando e vi uma mesa onde estavam a Dani e a Ângela. Bom, quem hesita não tem êxito. Fui lá e conheci as gurias, supercamaradas. Me passaram informações valiosissímas sobre a noite na fronteira. De tanto falarmos, elas me levaram para conferir in loco. Fomos para Puerto Iguazu, Argentina.

Puerto Iguazu tem muito menos habitanres que Foz, mas a noite mata a pau, além de ser mais barata. Tem vários barzinhos legais e umas boates pequenas. Optamos pelo Jack Brown, bem no meio do fervo. O resultado é que acabei chegando às 4h30min no hostel. Se você vai sair à noite em Foz, nem pense. Atravesse a ponte e vá para a Argentina.

4h de sono depois, lá pelas 8h30min de hoje, acordei, tomei café e voltei para Puerto Iguazu, desta vez para conferir o dia. Eu, o Koen e o Sam (os belgas) e o Luís, paulista fomos ver as cataratas no lado argentino. Mas antes demos uma passadinha no Marco das 3 Fronteiras, também no lado dos hermanos.

Rodrigo Baks veste modelito cor sim cor não estilo Boca Juniors by Balaio da Renner

Com acabei não indo no Parque do lado brasileiro não tenho como fazer comparação, mas pelo que vi nos mapas e folhetos turísticos, o lado argentino é mais interessante. Chegamos às 10h45min no Parque. Até comprar entrada - R$ 13,00 -, ver os passeios, etc, acabamos por perder o trem das onze. Diferentemente de Jaçanã, aqui tem outro às 11h30mim. Minha mãe pode dormir sossegada.

Entrada do Parque

Baks consegue chegar mais rápido que o trenzinho

O trenzinho interno - que é gratuito - nos leva até um ponto no meio do parque, onde fazemos baldeação até o primeriiro ponto de observação das cataratas: a Garganta do Diabo. Você caminha 1200 m em plataformas até o salto. É muita da água. Lembrei daquele desenho do Pica-Pau em que ele queria descer as cataratas do Niágara num barril. Tinha um guardinha que tentava impedi-lo e sempre acabava descendo no lugar dele.

A garganta do demo

Saímos da Garganta do Diabo - até ele não consegue me engulir!. Fizemos o Circuito Superior, caminhando sobre plataformas que levam a diversos pontos de observação das quedas, pela parte superior, lógico. Mas não completamos. Cansados, optamos por voltar ao Centro do Parque para almoçar, isso já pelas 14h30min em um dos restaurantes de lá, o Fortin. Churrasco argentino és fueda. Pedi Coca (500 ml!). O gosto é idêntico ao nosso. Mais tarde, bebi uma Pepsi. Aí sim, tem diferença. Consegue ser pior que a brasileira.

Circuito Superior

Energias repostas, fomos para o Circuito Inferior. É um pouco mais "puxado". No trajeto dá pra ver os coatis que nem se incomodam com as pessoas, além de vários tipos de pássaros e lagartos. A vista das cataratas é impressionante. Ainda tem mais uma trilha, que se faz atravessando a o rio de bote - gratuito - e chegando a Ilha San Martin. Infelizmente quando chegamos o último bote para a ilha já havia partido. Aqui vai uma dica para quem vai ver as cataratas no lado argentino: faça em dois dias (inclusive eles dão desconto de 50% no ingresso do próximo dia). Assim, você não fica cansado e pode percorrer calmamente todos os circuitos e, ao final do dia, você pode fazer um dos passeios de bote pelo Rio Iguaçu. Ou venha bem cedo. Para percorrer todas as trilhas são necessárias no mínimo 6h. Daí você conta o tempo de almoço, traslado de trenzinho e já era. Alguma cousa fica de fora. Outra coisa: não visite nos sábados ou domingos. A quantidade de gente é enorme.

O coati: pelo nariz dá pra ver que é primo do Baks

Optamos então por fazer o passeio de 20min bote pelo rio - R$ 30,00. Existe outro, mais longo, por R$ 70,00. Descemos uma longa escadaria até o leito do rio. O bote nos leva até embaixo das cataratas. Dá quase para encostar a mão nas paredes de pedra. Você fica completamente encharcado. A quantidade de água que cai é tão grande e tão forte que em certos momentos, não tem como você ficar de olhos abertos.

Voltamos. O brabo agora é encarar a subida de volta. Findo o passeio, voltamos para Foz. Hoje à noite é dia de descanso. Comemos uma pizza no Capitão Bar (finalmente os belgas saíram) e voltamos para o hostel. Amanhã entro no Paraguay. Fui.